alunos frequentam o ambiente pelo menos três vezes por semana .
Em grande parte delas , existem os equipamentos no ambiente digital , mas , acontece
que nem todas as redes públicas estão conectadas à Internet .
Se não houver a interatividade com a internet , a escola não vai poder realizar atividade
principal , que é a pesquisa on line , dos diversos temas apresentados em sala de aula .
Geralmente , no discurso do Prefeito , na hora da inauguração deste importante avanço na
escola , foi garantida que a inclusão digital das crianças , sendo uma prioridade .
Na verdade , o ato político gera uma estatística em números , onde o futuro parece chegar
a passos avançados .
Pura ilusão , pois ainda que a ferramenta digital ( computador ) esteja lá , não há alguém
com capacidade suficiente , pelo menos pedagogicamente , para fazer funcionar a contento
o manejo adequado , do uso dos computadores na sala de aula , tecnicamente falando .
Um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico ( OCDE ) , nos
revela que , apesar do Brasil ter avançado em números quantitativos de computadores em
instalação nas escolas , nosso País patina quando o assunto é instalação e aprendizado real pelos alunos .
No ranking mundial da última pesquisa global , o Brasil ficou no antepenúltimo lugar , na
questão de análise da competência dos alunos na área digital , quando o assunto é domínio
e manejo adequado dos equipamentos colocados a sua disposição nas escolas públicas .
É de entender-se que , ainda não existe na educação de informática , um botão liga / desliga
para que se possa fazer o alunato , usar o computados da forma e maneira mais apropriada .
O objetivo dos computadores na escola , é de caráter cultural e informativo , nunca com o
pretexto para divertir os alunos em acessos às redes sociais .
O avanço tecnológico em países como a China , Singapura , Coréia do Sul e outros da
União Europeia , revela que os investimentos na área de informática educacional , faz o
uso moderado do computador , apenas para aprendizado integrado ao conjunto das escolas .
Sem o treinamento adequado de professores de informática , sem usar os softwares certos ,
e a indicação dos conteúdos corretos , a mídia não representará nenhum avanço .
Acompanha esta postagem , vídeo do Youtube , com apresentação das experiências exitosas
nas escolas públicas de Curitiba , sobre o elevado grau de aprendizado dos alunos e ainda
da aproximação de seus pais , que aderiram ao Projeto Piloto de Informática da Escola .
Parabéns ao Professor Eduardo Tanaka da Escola Pública em Curitiba .
Exemplo de eficiência e compromisso com a educação dos jovens no Brasil .
Jerônimo Sales
....................................................................................................................................
Fontes : Jornal Estadão - SP 20 / 09 / 2015
Revista Isto É - SP 23 / 09 / 2015
Imagem da Internet .
Use fone de ouvido e siga o link acima :
Nenhum comentário:
Postar um comentário