terça-feira, 12 de janeiro de 2016

FORTALEZA TEM UM MILHÃO DE VEÍCULOS

A  capital  cearense  ultrapassou  em  novembro  de  2015 ,  a  marca  oficial   segundo  fontes
do  Departamento  Nacional  de  Trânsito  (  Denatran  ) ,  de  um  milhão  de  veículos .
Nessa  condição ,  Fortaleza  está  em  primeiro  lugar  no  ranking  nordestino ,  sendo  ainda 
a  sétima  cidade  brasileira  na  atualidade ,  a  atingir  essa  estatística  veicular ,
Num  espaço  físico  geográfico  de  314  Km 2 , incluindo  as  regiões  metropolitanas ,  o  número
de  veículos  não  conforma  mais  com  o  exigível  necessário ,  para  fluir  bem  a  mobilidade .
Reconhecemos  que  as  obras  viárias  tanto  do  município  como  do  estado ,  são  executadas  com
vistas  a  minorar  o  fluxo  de  trânsito ,  mas ,  os  trabalhos  são  lentos ,  e  ,  ainda  existem  muitos
entraves  burocráticos  que  impedem  a  liberação  das  verbas ,  tão  necessárias  à  cidade .
Em  uma  exposição  ao  jornal  Diário  do  Nordeste ,  o  especialista  em  mobilidade  urbana ,  Prof da  universidade  de  Madrid ,  Mateus  Porto  Schettino ,  afirma  que  nem  sempre  investir  pesado
em  túneis  e  viadutos ,  resolve  e  soluciona  em  definitivo ,   os  problemas  de  trânsito  de  cidade
grande  como  Fortaleza .
Segundo  o  urbanista  europeu ,  viadutos  e  túneis ,  resolvem  apenas  a  fluidez  em  áreas  tidas
como  prioritárias  nas  grandes  metrópoles ,  mas ,  por  outro  inviabilizam  a  sequência  lógica
da  mobilidade  urbana .
Grandes  cidades  da  Europa ,  que  construíram  nos  anos  60  e  70  túneis  e  viadutos ,  fazem 
hoje  demolições  dos  mesmos ,  transformando-os  em  áreas  pública  auxiliares ,  os  chamados
parque  públicos ,  optando  portanto ,  por  uma  mobilidade  urbana  sustentável  do  ponto  de 
vista  social  e  econômico .
Está  definido  pelos  urbanista  atuais ,  que  os  problemas  de  congestão  no  trânsito ,  não  são
resolvidos  apenas  com  aumento  de  estruturas  para  mais  carros .
Sublinha  ainda  o  expert  urbanista  espanhol ,  que  essas  intervenções  duram  pouco  tempo ,
e  os  espaços  criados  por  elas ,  são  novamente  ocupados  por  novos  veículos .
Tanto  pode  ser ,  uma  avenida  duplicada ,  um  viaduto ,  um  estacionamento  gigante ,  dentro
de  pouco  tempo ,  todos  estarão  ocupados  ,  causando  um  colapso  no  trânsito .
Essa  é  a  ótica  futurística ,  na  visão  do  professor  e  urbanista  Mateus  Schettino .
Matéria  contida  na  edição  do  jornal  Diário  do  Nordeste  do  dia  04  de  janeiro  2016 ;.


                    Jerônimo  Sales 

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     Fonte  :   Jornal  Diário  do  Nordeste   -   Edição  04 / 01 / 2016 
                    Imagens  do  Diário / Cleo  Albuquerque .


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