Lula era presidente ( 2006 ) e que foi dito por ele ser a maior obra de transporte ferroviário a
realizar-se em terras brasileiras , tinha a programação de seu término três anos depois (2009) .
Dez (10 ) anos se passaram e a justificativa do governo Dilma Rousseff era falta de verbas para
tocar o que previamente já estava programado no cronograma das execuções de construção das
linhas , ligando três (3) estados da região , Piauí , Ceará e Pernambuco aos portos de Suape e
ao porto do Pecém , São Gonçalo do Amarante CE , um dos mais movimentados em seu porte .
Na verdade , as obras do famoso PAC empancaram de tal maneira , que apenas pequenos trechos
foram realmente concluídos nos três estados , faltando ainda um montante de 47 % para efetiva
conclusão do grande empreendimento que poderá dinamizar a exportação de minério dos estados
que foram contemplados pelo Governo Federal ainda na era Lula da Silva .
Na Câmara Federal , ano passado , uma comissão de deputados dos três estados interessados na
conclusão da obra , foi constituída tendo na presidência o Deputado Raimundo Gomes de Matos
do PSDB CE , também participam os deputados Heráclito Fortes do PSB PI , e o deputado Danilo
Fortes PSB CE , e mais outros destacados políticos da região nordeste .
Ressalte-se que , referidos parlamentares foram " in loco " fazer a verificação dos trechos que
já foram concluídos . bem como como aqueles que ainda faltam ser terminados .
A extensão da ferrovia Transnordestina é de 1.753 quilômetros , foi projetada para ligar os três
estados limítrofes , passando pelos cerrados piauienses , e sertões cearenses e pernambucanos
até chegar aos portos litorâneos de Pecém e Suape , onde escoarão as produções minerais de vários
teores e ainda toda a soja do Piauí , que hoje tem lugar de destaque como grande produtor nacional .
Até o presente momento , o Governo Federal já gastou cerca de seis (6) Bilhões de Reais .
No Ceará , no município de Missão Velha milhares de trilhos , enferrujam a céu aberto ,
Lamentável algumas situações de abandono de equipamentos em alguns trechos da obra .
o desgaste natural da corrosão pela ação do sol e chuva .
Em Pernambuco , no município de Salgueiro , grande número de máquinas paradas , se desgastam
também pela ação do tempo . Ali deveria ter sido construída a maior fábrica de dormente da América
Latina pelas promessas de Lula , mas o que há é desolação e enormes prejuízos ao erário público .
Resumidamente , a obra é considerada nos dias atuais , prioritária para toda a região nordeste , pois
quando concluída , interligará vários trechos de ferrovias em diversos estados como : Piauí , Ceará .
Pernambuco , Tocantins , Bahia e Maranhão , sendo um corredor de exportação de diversos produtos
como soja , milho , algodão , frutas , e minérios como ferro , gesso , granito , e até laminados .
Segundo autoridades econômicas dos três estados , quando a obra estiver totalmente acabada , os
custos no frete dos produtos , serão reduzidos em 75 % , e farão uma revolução no agronegócio .
Anexamos para melhor compreensão e esclarecimento do tema , pronunciamentos dos deputados
federais acima referidos , membros da Comissão Fiscalizadora das Obras da Transnordestina .
Jerônimo Sales
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Fontes : Jornal Folha de São Paulo - 09 / 08 / 2016
Jornal Diário do Nordeste - 29 / 07 / 2016
Vídeos Youtube : Deputados
Raimundo Matos PSDB CE
Danilo Fortes PSB CE
Heráclito Fortes PSB PI
Imagens : Jornal Folha de São Paulo .
https://www.youtube.com/watch?v=qaYDc4w0JDU Deputados Danilo Fortes / Raimundo Matos
https://www.youtube.com/watch?v=V_PpynuVnyY Deputado Heráclito Fortes ( PSB PI )
Use fone de ouvido e siga os links acima :
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